Pedaços de mim
Autora: Maria Aparecida da Silva
CICIS SILVA, Nascida Maria Aparecida, fornada em letras, é professora da rede pública de ensino Municipal, aos 17 anos já escrevia e desenhava charges para o jornal “GRITA POVO” sob de CARLOS STRABELI que integrava a militância política ao seu oficio religioso.
O jornal “GRITA POVO” tinha sua sede no CEMI (Centro de Educação e Comunicação Popular de S. Miguel Paulista) criado no final da ditadura militar (1978 -1981) Jornal este idealizado pela percepção da necessidade dos trabalhadores de driblar a censura e documentarem sua própria história. (uma alternativa para a comunicação de massa), onde o papel da mulher e mãe de família tinha seu destaque como elemento atuante na educação comunitária e na sociedade, destacando o papel da Igreja e das comunidades eclesiais de base, bem como o papel da classe operária.
Participou da escrita do livro “A PESQUISA” também sobre a Educação Comunitária, onde os problemas e dificuldades dos moradores pobres da ZONA LESTE, eram apontados. Foi presidente da Associação de mulheres negras “SORRISO NEGRO”, onde juntamente com ANA BALDUINO e a confederação das Mulheres Paulista trabalharam em sistema de mutirão a construção de moradias para as mães chefes de família. Iniciou seu sacerdócio como educadora ministrando aulas no MOVA SP projeto de educação para adultos tendo sido professora da própria mãe MARIA THOMAZ, seu ideal de mulher forte e guerreira.
Hoje suas atividades abrangem também o público infanto juvenil, onde carrega toda a sua vivencia e sensibilidade nos seus registros em uma escrita simples, retratando o transbordamento de sentimentos e inquietudes próprias diante dos questionamentos da vida.